sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pomba Gira Maria Mulambo


Nasceu num berço de ouro e luxo. Seus pais não eram reis, mas faziam parte de uma Corte num pequeno reinado do país. Maria nasceu e cresceu muito bonita e delicada, com toda a sua beleza, sempre foi chamada de princesa.

Maria aos seus 15 anos foi pedida em casamento pelo rei para casar-se com seu filho de 40 anos. Foi um casamento sem amor apenas para que as famílias se unissem e as fortunas aumentassem. Os anos iam se passando, Maria não engravidava e o reino precisava de outro sucessor ao trono.


Maria amargava a dor e manteve o casamento sem amor, sempre chamavam de árvore sem fruto, e naquela época as mulheres que não engravidassem eram consideradas amaldiçoadas. Maria era uma mulher que praticava a caridade, ia sempre aos povoados pobres do reino para ajudar os doentes e os necessitados.

Nessas visitas aos povoados, conheceu um rapaz que tinha dois anos mais velhos que ela, que havia ficado viúvo e tinha 03 filhos. Foi amor a primeira vista, mas nenhuns dos dois tinham coragem de se declarar. O rei morreu, o marido de Maria foi coroado e ela declarada rainha.

Todos adoravam Maria, mas alguns viam com muita inveja, porque ela não podia engravidar. No dia da sua coroação, os povoados pobres que ela tanto visitava não tinham nada lhe oferecer que sempre foi bondosa com todos eles. Então, fizeram um tapete de rosas para que ela passasse por cima, ela se emocionou tanto que seu marido morreu de inveja chegando a trancá-la no quarto e lhe dando inúmeras surras. Só bastava ele beber um pouco que a nossa Maria sofria com as suas agressões. Mesmo nesse estado, nunca deixou de freqüentar os povoados para praticar a sua caridade.

Um desses dias, o rapaz no qual se apaixonou, viu as suas marcas de sofrimento e resolveu se declarar e propôs um plano de fuga para viver um grande amor. Os pais desse rapaz ficariam com os seus filhos até que a situação retornasse a seu estado normal e que ele pudesse reconstruir a sua família novamente, agora ao lado da sua amada Maria. Então, Maria fugiu com ele apenas com o vestido no corpo, deixando toda a sua riqueza para trás.

O seu marido mandou procurá-la, mas sem sucesso. Maria não se importava com o seu luxo e a sua riqueza, vestia-se com os vestidos humildes que pareciam uns mulambos. Nisso ela era feliz e conseguiu engravidar, a notícia logo se espalhou e chegou aos ouvidos do rei que ficaria com a fama de que ele era uma árvore que não dava frutos. A loucura tomou conta do rei que queria limpar seu nome e a sua honra, mandou seus guardas que prendessem Maria que de rainha passou a ser chamada de Maria Mulambo não com ironia, mas sim por pertence aquele povo humilde.

Ordenou aos seus guardas que amarrassem duas pedras aos pés dela e que a jogassem na parte mais profunda do rio. Só que depois de 07 dias, após esse crime, nas margens do rio onde ela foi morta começou aparecer rosas que nunca haviam nascido. Seu amado desconfiou e mergulhou em busca do corpo da sua amada e o encontrou.

Mesmo depois de tantos dias no rio, o corpo estava intacto como estivesse viva. As vestes que ela trajava não eram as mesmas, vestia um lindo vestido vermelho-preto como de uma rainha e lindas jóias cobriam seu corpo. O rei enlouqueceu depois da sua morte e o seu amado nunca amou ninguém ou se casou com alguém, ficou a espera de poder reencontrá-la novamente. No dia que ele morreu e reencontrou Maria Mulambo, o céu se fez azul mais límpido e teve uma linda primavera.

2 comentários: